Últimas de JOSÉ RONILDO

JOSÉ RONILDO

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas e apresentador do programa Microfone Aberto das 07:00 ás 08:00 na Rádio Alto Piranhas de Cajazeiras.

Em compasso de espera

Publicada em: 27/11/2015

Já existe uma inquietação em relação aos vereadores do grupo situacionista que votaram no deputado estadual José Aldemir, que hoje está na oposição. Esses vereadores já disseram que não votam em José Aldemir, caso ele seja candidato a prefeito, entretanto, deixam em aberto a disputa em 2018, quando Zé Aldemir, caso seja candidato a prefeito de Cajazeiras e não logre êxito vai disputar novamente sua permanência na Assembleia Legislativa.

Mesmo que não seja candidato a prefeito, mas ficando com a oposição, não será fácil para esses vereadores continuarem aliados do parlamentar, que passará a condição de adversário.

O próprio Carlos Antonio em entrevista disse que o deputado estava em um grupo onde tinha o apoio de 10 vereadores e de vários secretários, entretanto, preferiu fazer opção por outro grupo, deixando a entender que o deputado perdeu o apoio dessas lideranças para 2018.

Os vereadores, pelo visto, estão aguardando o desenrolar dos acontecimentos para somente depois se posicionarem, até porque daqui até 2018, muita coisa pode acontecer.

Alguns analistas, por exemplo, entendem que em caso de derrota na disputa pela reeleição, Denise, que é improvável, já que ela é a favorita, seria candidata a deputada estadual e em caso de vitória, seu filho, Carlinhos deve ser o candidato do grupo, a deputado estadual. Alguns vereadores também ainda acreditam na possibilidade de um retorno do deputado ao grupo, o que parece cada vez mais improvável, mas também não está descatado.

Os vereadores que estão nessa situação, são: Léa Silva, Nilsinho, Antonio Galego, Ivanildo Dunga, Eriberto Maciel, Moacir Menezes, Valderi Dias, Adriano da Vila Nova, entre outros. O suplente de vereador Delzinho, comenta-se, estaria insatisfeito com Zé Aldemir e já teria sido procurado pelo deputado Jeová Campos.

Alguns já se distanciaram do deputado, para não correr o risco de desagradar o ex-prefeito Carlos Antonio e a prefeita Denise, no entanto, ainda não anunciaram rompimento.

São João do Rio do Peixe

Recentemente, o ex-prefeito de São João do Rio do Peixe, Lavoisier Dantas teve mais uma conta rejeitada, em função da utilização de verbas da educação em ações alheias a natureza do Fundeb, devendo ser devolvida importância superior a R$ 812 mil; despesas não licitadas e o não recolhimento integral de obrigações previdenciárias. O exercício foi o de 2012. Segundo se comenta, caso Lavoisier não possa ser candidato a prefeito em função de tantas contas rejeitadas, inclusive, com o referendo o Poder Legislativo, além de condenações na justiça, o nome mais forte para tentar desbancar Airton Pires do poder, segundo as informações seria o empresário Wagner Brekenfeld.

Monte Horebe

Aplicações insuficientes em ações de saúde; não recolhimento de contribuições previdenciárias e contratações por excepcional interesse público com base em lei inconstitucional também ajudaram na desaprovação das contas de 2012 do ex-prefeito de Monte Horebe, Erivan Dias Guarita, a quem foi imposto o débito de R$ 7.387,25 por saldo bancário informado e não comprovado. Ainda cabe recurso da decisão expressada no entendimento do relator Arnóbio Viana. O ex-prefeito rompeu com a atual gestora, Cláudia Dias, mas também está impedido de disputar a Prefeitura em 2016.

IML

O problema para instalar o IML não é um prédio. Imóveis, o governo estadual tem (fechados ou subutilizados), como são os casos do prédio onde funcionou a Fundac, vizinho a UFCG; o prédio onde funcionou o Supletivo, na Comandante Vital Rolim e o prédio do CSU. O que falta é decisão de governo, provavelmente em função das despesas que geraria para funcionar, além das dificuldades para se contratar médicos legistas. Para o poeta Zerinho deviam era acabar com essa exigência de levar os corpos para IML. Antes isso não existia, lembra.