Notícias relacionadas

GAZETA

Multidão prestigia Concelebração do Centenário da Diocese

Marco do Centenário com imagem de N S da Piedade foi inaugurado A Igreja Católica celebrou com um grande evento religioso, sábado, dia 27, o Centenário da Diocese de Cajazeiras. Uma multidão de féis esteve presente em um momento único para a comunidade cristã. Caravanas de 54 municípios foram recebidas pelos fieis das cinco paróquias […]

Publicada em: 05/07/2015

Marco do Centenário com imagem de N S da Piedade foi inaugurado

A Igreja Católica celebrou com um grande evento religioso, sábado, dia 27, o Centenário da Diocese de Cajazeiras. Uma multidão de féis esteve presente em um momento único para a comunidade cristã.

Caravanas de 54 municípios foram recebidas pelos fieis das cinco paróquias de Cajazeiras. A concentração ocorreu na Rua Juvêncio Carneiro.

Na avenida aconteceu a Concelebração Eucarística presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antonio Fernando Saburido, com a participação de padres, do bispo da Diocese, Dom José González e de outros bispos.

Dom Matias – O arcebispo emérito de Natal e ex-bispo da Diocese de Cajazeiras, Dom Matias Patrício de Macêdo falou sobre a satisfação de celebrar os 100 anos da Diocese onde passou dez anos. “Foi em Cajazeiras que aprendi a ser bispo”, disse.

O arcebispo emérito parabenizou o atual bispo Dom José González por ter continuado serviços importantes para Cajazeiras e alfinetou a classe política: “Diferente de alguns políticos que não concluem o trabalho iniciado pelo gestor anterior, as obras da Diocese foram concluídas, como o Centro de Pastorais”, afirmou.

Dom Aldo Pagotto – O arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto elogiou a vibração do povo na celebração do centenário da Diocese de Cajazeiras que durou mais de um ano. “É importante essa nossa doação para que haja o crescimento do povo de Deus”, disse.

Peregrinação – O fim da peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Piedade também marcou o encerramento da comemoração do centenário. A imagem percorreu por um ano e quatro meses as 61 paróquias da Diocese.

A celebração de encerramento, presidida pelo bispo Dom José González Alonso aconteceu na sexta-feira, na Igreja da Sagrada Família, no Bairro do Jardim Oásis.

Marco do Centenário – No Sábado foi feita a benção e inauguração do monumento construído entre a Catedral e a Diocese, onde está colocada a imagem de Nossa Senhora da Piedade, que agora poderá ser adorada pelos fieis qualquer hora do dia ou da noite.

História – A história da Arquidiocese da Paraíba remonta ao dia 27 de abril de 1892 quando o Papa Leão XIII, pela Bula Ad Universas Orbis Ecclesias desmembrou o território que compreende os estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba, constituindo assim uma nova Diocese com sede na então Capital paraibana. A nova Diocese só foi instalada dois anos depois, aos 4 de março de 1894, com a chegada do seu primeiro Bispo, Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques. Homem clarividente e empreendedor, Dom Adauto fundou, logo no dia de sua chegada, o Seminário e o Colégio Diocesano.

Aos poucos, parte do território original da Diocese foi se reconfigurando em outras circunscrições. Em 1909 é criada a Diocese de Natal, desmembrando todo o Rio Grande do Norte. Em 1910, tanto a Diocese de Natal quanto a então Diocese da Paraíba ficaram sendo sufragâneas da recém-elevada Arquidiocese de Olinda e Recife. No dia 6 de fevereiro de 1914, apenas vinte anos depois da chegada de Dom Adauto, pela Bula Maius Catholicae Religionis Incrementum, o Papa São Pio X cria a Diocese de Cajazeiras no sertão paraibano e, ao mesmo tempo, eleva a Diocese da Paraíba à condição e dignidade de Arquidiocese e Sede Metropolitana, tendo por sufragâneas as duas Dioceses que haviam sido desmembradas do seu território: Natal e Cajazeiras.

Bispos

1º Bispo: Dom Moisés Sizenando Coelho (1915-1932)

2º Bispo: Dom João da Mata Andrade e Amaral (1934-1941)

3º Bispo: Dom Henrique Gelain (1945-1948)

4º Bispo: Dom Luís do Amaral Mousinho (1948-1952)

5º Bispo: Dom Zacarias Rolim de Moura (1953-1990)

6º Bispo: Dom Matias Patrício de Macêdo (1990-2000)

7º Bispo: Dom José González Alonso (2001 até os dias atuais)