Notícias relacionadas

DESTAQUES

Período de matrículas na rede municipal é iniciado em Cajazeiras

O período de matrículas nas escolas da rede municipal de ensino foi iniciado na última segunda-feira, dia 23.  A equipe pedagógica da Secretaria de Educação de Cajazeiras está visitando as comunidades da zona rural para realizar as matrículas das escolas multiseriadas do campo, visando o ano letivo de 2016. A cada dia semana, a equipe […]

Publicada em: 27/11/2015

O período de matrículas nas escolas da rede municipal de ensino foi iniciado na última segunda-feira, dia 23.  A equipe pedagógica da Secretaria de Educação de Cajazeiras está visitando as comunidades da zona rural para realizar as matrículas das escolas multiseriadas do campo, visando o ano letivo de 2016.

A cada dia semana, a equipe visita uma localidade para que alunos novatos e veteranos sejam matriculados regularmente.

De acordo com a secretária de Educação, Edna Elba Caldas é de fundamental importância que os pais ou responsáveis pelas crianças compareçam às escolas das respectivas comunidades, nos dias e horários marcados.

Ela tem feito uma ampla campanha de divulgação a respeito dos investimentos feitos nas escolas e o que elas oferecem para os alunos, com o intuito de não só manter, mas aumentar o número de alunos matriculados.

Nos últimos anos tem sido uma preocupação, inclusive, do Sinfumc,  a queda no número de alunos, ma rede municipal, tendo em vista que no primeiro governo de Carlos Antonio, eram 10 mil e esse número caiu para pouco mais de 6 mil ano passado. O montante dos recursos do Fundeb é calculado de acordo com o número de alunos matriculados.

O sindicato chegou a questionar junto ao Ministério Público, a competência do Estado em manter alunos do ensino fundamental que seria de responsabilidade do município, de acordo com a lei, entretanto, o promotor entendeu que cabe aos pais fazerem essa escolha. O descrédito em relação ao ensino público também termina levando os pais a matricularem os filhos em escolas particulares.

Para alguns professores, os problemas ocorridos em 2008 e 2009, com muitas paralisações, greves, dispensa de contratados, inclusive, com algumas escolas não concluindo o ano letivo teriam contribuído para fuga de alunos da rede municipal. Os professores lutavam pela pagamento do Piso Salarial e depois pela manutenção das gratificações.