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GAZETA

Nova gasolina reduz gastos com o carro e polui menos o País

Desde primeiro de janeiro, quem escolhe a gasolina começou a cuidar melhor do seu carro. O combustível passou a poluir menos, deixou os motores mais eficientes e isso refletirá em uma manutenção mais barata no futuro. Isso vale para todos que têm carro a gasolina (ou usam o combustível fóssil nos modelos flex). Até aquele […]

Publicada em: 17/04/2014

Desde primeiro de janeiro, quem escolhe a gasolina começou a cuidar melhor do seu carro. O combustível passou a poluir menos, deixou os motores mais eficientes e isso refletirá em uma manutenção mais barata no futuro. Isso vale para todos que têm carro a gasolina (ou usam o combustível fóssil nos modelos flex). Até aquele vizinho desleixado passou a preservar melhor seu automóvel após o início da comercialização da nova gasolina no Brasil.

A mudança silenciosa e gradual — que marcou o início de 2014 — é fruto de uma nova legislação, que obrigou a redução drástica no teor de enxofre da gasolina. Até o fim de 2013, era permitido um combustível com até 800 ppm (partes por milhão) do fétido elemento químico. Agora, o máximo de enxofre tolerado na gasolina é de 50 ppm, resultando em diversas melhorias — inclusive para o bolso do consumidor.
Terror dos postos de gasolina

Refinada pela Petrobras e revendida no País inteiro, a nova gasolina “judia” menos do motor e aproxima o Brasil do que é oferecido nos mercados europeus. Engenheiro e supervisor de relações públicas daHonda no Brasil, Alfredo Guedes explicou as mudanças ao R7 Carros.
— Com o teor de enxofre menor, haverá uma melhoria no nível de emissões e no consumo de gasolina. A carbonização dentro do motor também será reduzida.

Na prática, você precisará ir menos ao posto de combustível, seja para abastecer ou trocar o óleo. A alteração do plano de manutenção, porém, é algo que somente a fabricante pode recomendar, como explica Guedes.

R7