Notícias relacionadas

NOTÍCIAS

Em defesa dos agricultores Bancada Federal da PB é acionada contra BNB

Atendendo uma solicitação do deputado Guilherme Almeida (PSC), o plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba, aprovou por unanimidade, requerimento solicitando a imediata interferência da Bancada Federal da Paraíba, junto ao Governo Federal, para que o Banco do Nordeste (BNB) cumpra a Lei Federal nº 12.844/2013, que autorizada o abatimento de até 85% para liquidação dos empréstimos […]

Publicada em: 24/04/2014

Atendendo uma solicitação do deputado Guilherme Almeida (PSC), o plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba, aprovou por unanimidade, requerimento solicitando a imediata interferência da Bancada Federal da Paraíba, junto ao Governo Federal, para que o Banco do Nordeste (BNB) cumpra a Lei Federal nº 12.844/2013, que autorizada o abatimento de até 85% para liquidação dos empréstimos de crédito rural, adquiridos por agricultores que sofreram impacto pela seca.

Na tribuna, o deputado Guilherme Almeida, destacou que, recentemente deixou a Secretaria de Agricultura de Campina Grande, por obediência à Legislação Eleitoral, mas, trouxe para a Assembleia Legislativa, o lamento e as preocupações de milhares de pequenos produtores rurais, que continuam sofrendo ameaças do BNB, mesmo após o Governo Federal ter sancionado a LF nº 12.844/13 que objetiva beneficia-los.

O Parlamentar destacou a necessidade da Bancada Federal se manifestar, em defesa dos nossos produtores rurais, pois, caso o BNB não recue e obedeça a Lei Federal, muitos agricultores e pequenos criadores, poderão perder suas terras e moradias, para o Banco que deveria incentivar a produção e não extingui-los. Segundo Guilherme, a nova Lei oferece condições especiais para quitar ou renegociar as dívidas de até 200 mil, bem como, os produtores que obtiveram empréstimos de até R$ 100 mil reais, poderão ter um abatimento de até 85% caso decidam saldar definitivamente a dívida.

Ainda na tribuna, o deputado Guilherme Almeida, destacou que “A Lei oferece diminuições nas dívidas dos agricultores que estão inadimplentes. Eles tentam aderir à nova legislação, mas na hora de fazer o encontro de contas do benefício, o banco alega que ainda não dispõe da regulamentação para que o empréstimo seja quitado ou parcelado. Corremos o risco de que até dezembro o benefício não seja implantado”, afirmou o parlamentar.

Assessoria