Notícias relacionadas

GAZETA

Volume morto do açude de Boqueirão começa a ser utilizado

A CAGEPA já vem utilizando o volume morto do Açude Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas). Abaixo de 10,97% do volume do açude já entra no volume morto. Há vários meses que a água do manancial vem sendo utilizada apenas para o abastecimento da cidade de Cajazeiras. Mesmo antes de chegar ao volume morto que só […]

Publicada em: 31/01/2015

A CAGEPA já vem utilizando o volume morto do Açude Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas). Abaixo de 10,97% do volume do açude já entra no volume morto. Há vários meses que a água do manancial vem sendo utilizada apenas para o abastecimento da cidade de Cajazeiras. Mesmo antes de chegar ao volume morto que só pode ser utilizado para o consumo humano, as comportas da barragem estavam fechadas para irrigação. Os ribeirinhos vêm sendo os grandes prejudicados diante dessa situação de seca na região.

O gerente regional da CAGEPA, Francisco Cleudismar Maciel (Neném do Catolé), também informou que a captação da água vem sendo feita por uma bomba flutuante, que foi colocado no açude.

A CAGEPA instalou a bomba flutuante semana passada em uma balsa de fibra de vidro, para captação de água no porão do açude, já que a captação que é feita por tomada de fundo, ou seja, por baixo da parede, que praticamente já foi desativada.

Conforme Neném, também houve uma diminuição na água enviada para a cidade de Cajazeiras, que antes era de 700 metros cúbicos por hora e hoje caiu para 540. Ele disse que se diminuir mais, a água não vai chegar nos bairros e algumas áreas da cidade, principalmente os mais altos.

O gerente também descartou um colapso total no abastecimento, mesmo levando-se em consideração a grande evaporação, responsável por uma enorme perda do líquido armazenado.

No momento, não existem previsões em relação a chuvas na região que enfrenta uma temperatura elevadíssima e um sol causticante.

Os profetas populares previram muita chuva no semiárido nordesstino. Já os meteorologistas afirmam que teremos mais um ano com inverno irregular. A quadra invernosa na região começa neste mês de fevereiro, indo até o mês de maio.

Boqueirão de Piranhas está com apenas 24 milhões 562 mil 292 metros cúbicos de água, que representa apenas 9,6% de sua capacidade que é de 255 milhões.